terça-feira, setembro 3

Resenha: Box Jogos Vorazes

      Olá pessoal, como vão? me perdoem a demora para postar uma nova resenha. Acontece que: decidi ler os livros de The Hunger Games e não conseguia parar de ler! Isso já aconteceu com vocês? qual foi o livro que te prenderam até o final? Mas enfim, vim resenhar pra vocês essa coleção e como li os três seguidos, vou resenhá-los todos juntos então CUIDADO, pode conter SPOILERS.
      JOGOS VORAZES (#1): Encontramo-nos em Panem, um lugar que é dividido em 12 distritos e a capital (Capitol). Cada distrito é desempenhado a fazer uma atividade, indo do Distrito 1 que é o distrito do luxo, ao distrito 12, que é o do carvão. No passado os distritos haviam se rebelado e com isso a punição deles foi a extinção do distrito 13 e a partir daquela data, todo ano, os distritos sorteariam uma menina e um menino entre 12 e 18 anos para participar dos Hunger Games, onde só um poderia sair vivo.
      Nossa protagonista é Katniss Everdeen, moradora do distrito 12, um dos mais pobres. Ela se voluntaria quando acabam tirando o nome de sua irmã na colheita. Junto com Katniss, Peeta Mellark é o escolhido masculino, ele sente uma paixão secreta por Katniss desde pequeno. Nos jogos, para a própria sobrevivencia, Katniss e Peeta formam o casal dos Amantes Desafortunados. O Capitol, vê em Katniss uma ponta de esperança para os distritos e começam a manter os olhos nela.
      EM CHAMAS (#2): Katniss e Peeta, estão de volta em seu distrito depois do louco 74º Hunger Games em que em uma jogada arriscada com as "amoras cadeados", Katniss consegue manter-se viva e ao Peeta. Porém, agora, o Presidente Snow vê nisso uma afronta contra seu governo. Após ganhar os games, os vencedores tem que visitar cada distrito sendo o seu próprio, o ultimo. Alguns os recebem bem e outros nem tanto, ao chegar no distrito 11, percebem que o clima não está tão bem quanto gostariam. Quando um senhor, ao fazer o gesto do distrito 12, os Pacificadores o matam na frente de todos. Ao voltar para o anúncio dos 75º Hunger Games, neste ano, haverá o Quarter Quel que acontece a cada 25 anos, onde acontece algo de diferente nos jogos. E neste ano, será os antigos vencedores do Hunger Games que irão competir, e Katniss se vê novamente na arena, mas com um novo pensamento "Manter Peeta vivo, mesmo que valha a sua". Na arena, porém, ela terá ajuda de alguns dos antigos vencedores.
    A ESPERANÇA (#3): Katniss milagrosamente sobreviveu ao 75º Hunger Games, ao descobrir o plano de um companheiro do distrito 3 e foi resgatada da arena pelos revoltosos do Distrito 13, que até agora não tinha certeza que existia. Agora, a missão dela é outra, Katniss vê que seu ato nos seu primeiro game, foi a faísca para que os revoltosos pudessem seu plano em ação. No começo, ela resiste a participar pois Peeta foi deixado para trás e ela os culpa por isso. Mas aos poucos, Katniss enxerga seu destino e aceita ser o Mockingjay, o símbolo dos revoltosos, mas com algumas condições. Enquanto isso, ela luta com seus sentimentos, e procura fazer planos para salvar Peeta das mãos de Snow.

    Só posso dizer, que AMEI todos os livros, mas principalmente por EM CHAMAS que na minha opnião foi o melhor, o final de alguns personagens eu não curti muito, porém é uma saga que te envolve do começo ao fim, o jeito como a escritora aborda os sentimentos da Katniss, do seu amadurecimento e de suas esperanças e a força e determinação que ela tem de querer salvar todos que ela ama, se deixando de lado pra poder deixar todos á salvo. Com toda certeza, é um livro que te prende, te envolve numa situação fictícia, mas ao mesmo tempo tem tantas coisas que é idêntica a realidade.

CURIOSIDADES: Para escrever a trilogia, a autora Suzanne Collins se inspirou em cenas da Guerra no Iraque que eram transmitidas ao vivo pela TV, e em reality shows. O enredo foi baseado nos gladiadores romanos e no mito grego de Teseu.  

A destrito de Panem faz referência à frase ‘Panem et circenses’, mais popularmente citada como ‘pão e circo’ – forma política assumida pelos antigos romanos que previa o provimento de comida e diversão com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra governantes.


Outro dia, li um texto que me fez parar pra refletir, vou postá-lo aqui em baixo, em seguida os trailers de Jogos Vorazes e Em Chamas. 


"Jogos Verozes" está situado no mundo que é exatamente o que é descrito como a Nova Ordem Mundial: uma elite rica e poderosa, uma massa explorada e "emburrecida" de pessoas, a dissolução das democracias em alguns órgãos estatais de polícia, vigilância de alta tecnologia, meios de comunicação utilizados para propaganda e um monte de rituais de sangue. Há de fato, nada otimista no futuro distópico descrito em "Jogos Verozes", até mesmo a dignidade humana seria revogada, visto que as massas são forçadas a assistir a sua própria morte, uns dos outros, como se fossem animais enjaulados. Dito isto, há pouca ou nenhuma diferença entre cinéfilos que assistem ao filme "Jogos Verozes" e as massas no filme que testemunham a crueldade dos Jogos. Ambos são participantes dispostos a ver um evento que retrata o seu próprio sacrifício sob o olhar divertido da elite. Além disso, pode-se argumentar que o filme realiza as mesmas funções que os Jogos no filme: distrair a massas com sangue e sexo, enquanto as lembra do poder da elite.
Será que "Jogos Verozes" está tentando avisar um jovem apático dos perigos de permitir que o sistema atual transforme-se em um pesadelo totalitário? Ou será que está simplesmente programando-o para enxergar a vinda de uma Nova Ordem Mundial como uma inevitabilidade? Isso é um bom tema de debate. Mas, ao ler o que foi dito nos meios de comunicação sobre o filme, há um debate ainda mais ardente sobre "Jogos Verozes": Você é do time de Peeta ou do time de Gale?
Olhe os filmes atuais e os ícones musicais do momento, você tem dúvidas que a indústria do entretenimento está focando de forma excessiva o público que concentra os menores de idade?
fonte: midiailluminati, vigilantcitizen"

E Então, o que acham sobre isso? 



Já estou morrendo de ansiedade pelo próximo filme, haha *-* 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Adorei seu blog. Comecei a ler a resenha, mas parei no meio do caminh. Vou começar a ler a série ainda e fiquei com medo de spoilers rs

    http://daprateleira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado. Leia sim, é uma série incrível. Tentei escrever de um modo que não saísse spoilers, mas sabe como é né? as vezes escapa e nem percebemos e por ser uma série, o final de um livro sendo a continuidade de outro acaba saindo spoiler, não tem jeito. :3

      xxMiih~

      Excluir